Thursday, October 19, 2006

Tem horas em nossa vida que a gente compreende o quanto o Paulo Coelho é um picareta e, além de tudo, bem burro. Me lembro que no início de minha adolescência, me passaram um exemplar de um livro dele, chamado Maktub.

Eu recordo que em um dos contos de auto-ajuda, ele falava sobre quando esteve na Checoeslováquia, se sentou numa pedra (se é que me lembro bem), e que um checoeslovaco se sentou ao seu lado, e eles conversaram horas a fio.

Somente no final do conto o nosso ilustre escritor disse ter notado que um falava em português e outro em checo, e que a barreira da língua não foi capaz de suspender a amizade nutrida entre ambos. Depois ele passa uma lição sobre como nós fazemos isso no dia a dia, etc etc etc...
Achei aquilo, em minha inocência adolescente, muito interessante...

Há dois dias tive duas experiências que me fizeram lembrar desse conto. Estou no Grand Prix de Futsal e o assessor de imprensa da Itália veio me procurar para buscar algumas infomações, sobre a seleção brasileira. E eu aproveitei para saber algo sobre a Itália.

O problema é que eu falava em português e ele em italiano. Enquanto eu conversava, o cara ia balançando a cabeça, para cima e para baixo e no final, quando eu terminava a frase, ele ficava parado, calado, olhando para mim. Eu, do mesmo modo. Ele falava e falava e eu não entendia nada. E ficamos assim, por mais ou menos 10 minutos, até desistirmos e falarmos em inglês, e nos entendermos.

Outra coincidência, é que há jornalistas checos em Caxias do Sul, local do evento... Com esses, foi incrivelmente pior, pois sequer entendi o nome deles. Do italiano eu havia entendido, ao menos. Também nos falamos em inglês.

O Paul Rabbit é, realmente, um mentiroso...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home