Friday, October 20, 2006

Como alguns mais chegados já sabem, estou em Caxias do Sul.

Já havia passado por aqui algumas vezes, mas desta feita estou ficando por uma semana. Por isso vou relatar algumas coisas interessantes daqui. A cidade é bem arrumada, muito limpa e bem cuidada. Está em franco crescimento e tem quase 500 mil habitantes, sendo a terceira maior do RS, atrás de Poa e de Canoas. O PIB é o segundo maior do estado, perdendo para a capital. No geral, as pessoas são bem educadas e prestativas.

Comem muito de muita coisa. Mas no geral a comida preferida é a polenta (farinha de milho, sal, água, cozida e frita). Não é atoa que os caxienses são conhecidos dentro do RS como polenteiros. A cidade foi fundada e cresceu com costumes italianos, mas hoje se vê gente do país inteiro por aqui, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Campo Grande, somente para citar. Paramos algumas vezes para perguntar como chegar a certos endereços, e por incrível que pareça, em 60% dos casos as pessoas não sabiam explicar, pois haviam chegado há pouco tempo em Caxias. Pensei que deve haver farta oferta para pessoas qualificadas aqui.

O clima é de serra. Estamos em outubro e normalmente é frio pela manhã, frio à tarde e frio à noite. Alguns dias amanhece chovendo, a tarde abre o sol e de noite volta a esfriar. Há uma cerração intensa, todos os dias, pela manhã e pela tarde, a partir das 15h. As ruas sobem e descem sobre os morros, muito parecido com Belo Horizonte. É preciso ter um carro com motor potente para andar sem ficar irritado.

As pessoas falam sobre bailões, Festa da Uva, Internacional, Grêmio, Juventude, Caxias, Rogotto, Yeda Crusius e Olívio, PT, PMDB, PDT, PSDB entre outras coisas. Para jornalistas não é muito bom. A cidade tem algumas poucas rádios, apenas uma sucursal da RBS TV e um jornal próprio, também do grupo RBS, chamado O Pioneiro. Não há retransmissoras de nenhum outro canal. Todos são de Poa. A RBS manda e desmanda no RS. É impressionante. Há jingles, promoções, patrocínios, entre outras coisas. Há tv´s, jornais e rádios. Não por acaso é a segunda maior emissora do país, perdendo apenas para a Globo.

Em volta há várias cidades. Farroupilha, Carlos Barbosa, Novo Hamburgo, Flores da Cunha, Garibaldi etc etc etc, que servem para o turismo nos Campos de Cima da Serra. E uma cidade muito boa para se viver, se estiver disposto a suportar o frio do inverno. Neste ano, por exemplo, nevou na cidade.

Mais tarde falo como é a convivência com estrangeiros... Uma verdadeira Torre de Babel!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

humm que bom q tá escrevendo.. ao menos assim tenho notícias né... :) cadê tu?
bjo

5:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

ai credo, mto frio é ruim! volta logo filho de deus!! esqueceu de nós aqui NO Goiás??? kkkk bjao

2:11 PM  

Post a Comment

<< Home